Foto: Vinicius Becker (Diário)
Com festa, emoção e a presença de autoridades e fundadores, o Super Nicolini abriu as portas de sua primeira loja de varejo em Santa Maria, na manhã desta quinta-feira (23). Ocupando o tradicional ponto do antigo supermercado Nacional, na Avenida Medianeira, a unidade passou por uma transformação completa em apenas 25 dias e marca um passo decisivo na expansão da rede bageense, fruto da aquisição de 11 lojas do Grupo Carrefour no Estado.
🔗Envie sua sugestão de pauta neste link
A loja, com quase 3 mil metros quadrados de área de venda e um mix de mais de 12 mil itens, representa um investimento significativo e a aposta do Grupo Osmar Nicolini S.A. no coração do Estado e em um ponto tradicional. Tanto que mesmo antes da inauguração já havia clientes aguardando a abertura. Por volta das 9h30min, quando ocorreu o corte do laço, oficializando a reabertura do local, centenas de pessoas aguardavam para fazer compras na nova unidade.
Para o presidente do grupo, Patrique Nicolini Manfroi, a inauguração em Santa Maria tem um significado especial, que transcende os negócios.

– Para a empresa, estamos numa cidade cheia de oportunidades, referência para o Estado e para o país. Estou muito contente. Ver a loja cheia de clientes, reformada, iluminada, ver parceiros e amigos é um enorme prazer – afirmou o presidente.
Ele relembrou o início da negociação com o Grupo Carrefour, em agosto de 2024, e um sonho antigo que se concretizava.
– O sonho começou em algum dia, ainda em 2005, quando o Walmart comprou as lojas do Sonae. Eu, com meus 23 anos, passando na frente do Nacional, em Bagé, me peguei dizendo: "Um dia vai ter um galo (símbolo do Nicolini) nessa fachada". Pois bem, hoje oficialmente inauguramos a segunda loja convertida – contou o presidente em seu discurso.
A transformação em tempo recorde

Diferentemente das outras seis lojas assumidas do Nacional, que estão sendo reformadas com as portas abertas, a unidade de Santa Maria exigiu uma intervenção mais drástica.
– Tomamos a difícil decisão de fechar por 25 dias. Tínhamos desafios de obra, com a troca de todo o telhado e as questões do plano de combate a incêndio – explicou Manfroi, agradecendo à equipe de obras e manutenção pelo trabalho intenso.
Foco no serviço e vagas abertas

À frente da nova operação em Santa Maria está o gerente Fábio Delabari. Ele destaca o compromisso da equipe em oferecer um atendimento de qualidade à comunidade.
– É uma honra estar inaugurando uma loja em um ponto tão tradicional. Estamos aqui dispostos a entregar o melhor serviço com a melhor comodidade para a comunidade de Santa Maria e região – afirma o gerente.
Delabari também ressaltou a manutenção dos postos de trabalho da antiga operação e a abertura de novas vagas.
– O ponto fundamental dessa negociação foi a manutenção dos postos de trabalho, onde permanecemos com 100% do efetivo. E sim, estamos com vagas abertas. Já preenchemos algumas durante os dias de preparação da loja e nosso time de RH está captando pessoas dispostas a vir colaborar e crescer conosco – detalha.
"Viemos para ser santa-marienses"

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi, representando o prefeito Rodrigo Decimo, deu as boas-vindas à nova operação, destacando o potencial da cidade.
– Santa Maria não é uma oportunidade, é concretude, ela funciona, está acontecendo. O empreendedor que está percebendo isso, está aproveitando. Quero dizer que, desde a primeira vez que nos conhecemos, que o Nicolini é santa-mariense e tem conexão com a nossa cidade – afirmou Gabbi.
Patrique Nicolini Manfroi reforçou o compromisso com a comunidade local.
– Somos uma empresa familiar e não vamos deixar de ser. O cliente que escolhe a gente, temos que pegar no colo, atender bem. Quem nos escolher vai ter essa característica da nossa empresa que é dar o melhor atendimento – garantiu o presidente.
Compromisso social

A chegada a Santa Maria também marca o início da campanha "Troco do Bem" na cidade. Os clientes poderão doar os centavos do troco, e a entidade beneficiada será a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). O projeto já doou quase R$ 3 milhões a instituições desde 2011.
Com a nova loja, o Grupo Nicolini passa a ter 25 unidades em 14 municípios gaúchos, empregando mais de 3 mil funcionários.
Serviço
- Horário de Funcionamento: Das 8h às 22h, de segunda a sábado.
- Estacionamento: Acesso pela Avenida Medianeira e pela Rua Marechal Floriano Peixoto.